quinta-feira, 12 de junho de 2008

A Mania das Grandezas (ou a falta dela...)

As Gasolineiras estão numa de aumentos.

A Faculdade de Direito de Lisboa está numa de aumentos.

Porque é que só se aumenta aquilo que é absurdo aumentar?!

Se não, vejamos:

1º semestre - novo regulamento de avaliação.

alunos a mais para o numero de cadeiras existentes nas salas de aulas práticas do 1º ano ;

os professores queixam-se que não conseguem avaliar tantos, com tão pouco tempo;

as orais de 1º semestre prolongam-se pelo 2º a dentro, prevendo um alargamento das épocas de exames do segundo semestre ilegal.

2º semestre - professores exigem mudanças ao regulamento de avaliação, supostamente, facilitista;

aprova-se um novo, surgem rumores de que dará menos oportunidade ao aluno de provar conhecimentos, desvalorizará a avaliação continua, dando, em contrapartida mais importancia ao exame oral;

vai-se de férias de páscoazinha para África, Brasil e outros sitios bonitos e...ups! ainda ninguém publicou o regulamento...!

volta-se de férias e lá se põe o regulamento na internet: confirmam-se os boatos. Professores e alunos: agora q falta um mês umas semanas para a época de exames prevista pelo dito regulamento, ponham-se a par e desenrasquem-se;

a associação (de relembrar: alunos como os outros. com exames. a precisar de estudar) la consegue negociar umas coisas para facilitar (custou muito, Verinha?);

fazem-se exames em tempo de aulas, com aulas a serem dadas nos proprios dias de exame para resolver o problema do alargamento do semestre;

quando acaba a época de exames, acabam as aulas teóricas. Quem perdeu aulas durante os exames para estudar, não pode sequer tentar acompanhar a materia leccionada agora que está mais livre.

Acabam as aulas: até para o ano, pessoal! Preparem-se para pagar ainda mais e para ter mais coleguinhas! É que, depois da maravilhosa experiencia com 500 vagas (sem contar com 2ª época), além de aumentarmos as propinas, vamos ALARGAR o númerus clausus para 550!!! yuppyyyyyyyyyyy!

Espero que aumentem proporcionalmente, de forma a satisfazerem as necessidades:
- o número de cadeiras;
- o número de assistentes;
- entao e o semestre e o tempo para exames e essas coisas? não tinha sido reduzido porque eram muitos a ir a exame e depois demorava-se muito tempo e cenas..?
- a taxa de empregabilidade correspondente ao curso.

Quem é que chama à atenção para os problemas e propor soluçoes e vestir o fraque para tentar que se faça alguma coisa? A Associação Académica, pois claro! Who else? Senhores com responsabilidades e mais que fazer?

Haverá veteranos que cheguem para praxar tanto caloiro? LOL

P.S: Ascenso, só hoje li a posição da AAFDL, mas achei muito boa. Inspirou-me.

3 comentários:

FaDreH disse...

Confraternização de um colega da FCUL.
Embora quem vá para direito, saiba no que se mete, a vossa faculdade parece ser vergonhosa em alguns aspectos.
Melhores dias virão para vocês.

Anónimo disse...

Grata pela atenção, não obstante, sou da opiniao d q so quem anda nesta faculdade é q conseguirá eventualmente perceber.

Quem vai para Direito, vai pelo curso. Sabe que lhe espera concorrencia.

Questão completamente diferente é a da faculdade em si. Quem vai para a Faculdade de Direito de Lisboa vai pelo prestigio e exigencia.

Continuamos a ser a melhor do país pelas + variadas razoes e apesar dos defeitos, mas esta incoerencia de atitudes parece só querer o cotrario. nao consigo imaginar que vantagens delas retirar.

Inês Cisneiros

Adriano da Costa e Silva disse...

Depois de ler isto (desculpem a pontuacao mas estou a usar um teclado britanico) so penso numa coisinha, ainda bem que sai dai!!!
E que se ja no ano passado a faculdade nao estava la muito bem, parece que os problemas duplicaram(e "am" ou "ao"? Isto de nao escrever ou ler Portugues em 6 meses da cabo de uma pessoa!) este ano...