segunda-feira, 21 de julho de 2008

Acessibilidade

Este fim-de-semana tive por Leiria e pude reparar que, em determinados edifícios públicos já existem rampas de acesso que permitem a entrada a pessoas em cadeiras de rodas.
Não pude deixar de pensar que se já existem localidades portuguesas que têm este tipo de acessos, porque não estendê-los ao resto do país? Todos nós estamos habituados a andar pelo nosso pé e a termos a nossa mobilidade. No entanto, temos que nos lembrar que existem pessoas que, por algum motivo, não têm esse tipo de mobilidade e, por esse motivo, não podem resolver os seus problemas mais básicos estando dependentes de outras pessoas para a resolução dos mesmos.
Investe-se em tudo e mais alguma coisa, contudo, quando chega a altura de investir neste tipo de acessos nunca há dinheiro para tal, depois aparecem estádios e projectos do género (de certeza com muito mais utilidade).
Um dos lemas do nosso Governo é a igualdade de oportunidades, quanto a isso não tenho nada contra, pelo contrário. Mas porque não estender a igualdade de oportunidades a todo o tipo de situações de desfavorecimento? Uma vez mais há que pensar globalmente!

Sem comentários: